terça-feira, 21 de setembro de 2010

História e Tipos de Decoração



Passamos grande parte da nossa vida entre quatro paredes. Esta é a razão pelo nosso prazer de estarmos em lugares organizados, confortáveis e bonitos.



A palavra decorar tem origem na antiga Roma- decoratione- mas seu
conceito remonta aos egípcios. Curiosamente, de todas as línguas
neolatinas, o italiano é o único idioma que utiliza outra palavra para a
idéia: arrendamento. O inglês, a mais importante língua do mundo
moderno, também a utiliza - decoration.

Decorar, como precisa o importante historiador, poeta, etc, Edward
Lucie-Smith - Furniture: a Concise History ,Thames and Hudson , em
termos históricos , era uma tarefa supérflua. Claro, os povos nômades,
dos quais descendemos, não tinham essa preocupação. Depois, surgiram a casa, os templos, os palácios,etc.

Na sua primeira e mais conhecida acepção, decorar significa embelezar.
Uma simples observação da cadeira e escabelo (footstool, ottoman) na
tumba de Tutakamon deixa claro esse aspecto. Havia a preocupação
nítida de decorar o objeto, ou seja, a cadeira. Assim, decorar significava
ornamentar móveis, vasos, ânforas,etc ; introduzir neles uma série de
novas linhas, ornatos em baixo ou alto relevo.

Em algumas ocasiões, utilizavam-se materiais diferentes para essa
finalidade. Ou enatão, como no caso de peças feitas de madeira,
combinavam-se diferentes variedades, cabendo a mais nobre, por
exemplo o ébano, a função de ornato. De qualquer forma, o leitmotiv
era a elaboração de um efeito visual que proporcionasse prazer e
conforto espiritual.


Na arquitetura e decoração são muitos os estilos, no entanto é possível selecionar os mais marcantes ao longo da história. São estes que você acompanha a seguir, vale lembrar, porém, que todos eles também se dividem em várias vertentes, gerando uma infinidade de novas leituras.

Clássico

Neste estilo englobamos o francês e o inglês e suas variantes. Caracteriza-se por decorações refinadas, com muito trabalho nos tetos e nas paredes (as famosas boiseries, que se transformaram nos lambris que hoje conhecemos), tapeçarias, lustres de cristal, espelhos, mobiliário entalhado, cores fortes, como dourado, vinho e vermelho e tecidos sofisticados, como seda e veludo. Ele reflete a opulência européia do século 17, com seus castelos e palácios decorados ricamente para sediar grandes festas e banquetes.

Contemporâneo

Este estilo prima pelas linhas retas e formas puras, em ambientes bem definidos, em que a função tem tanto peso quanto a estética. Paletas de cores claras (principalmente o branco) ou escuras compõem espaços e móveis, em que o desenho limpo e detalhes sutis, quase imperceptíveis, trazem sofisticação e sensação de bem-estar. O lema do contemporâneo é a frase cunhada pelo arquiteto alemão Mies Van der Rohe no início do século 20: Menos é mais. Hoje, este é o estilo mais usado no mundo todo, pois acompanha a praticidade da vida moderna. Além disso, ele permite mesclar outros estilos, o que ajuda a disfarçar seu ponto fraco: a pasteurização dos espaços. Isto porque a decoração contemporânea pura torna todas as casas iguais. Já, ao inserir objetos de vertentes diferentes, consegue-se dar personalidade aos ambientes.

Étnico

Aqui podemos incluir decorações em que a temática vêm da cultura e do artesanato de tribos ou povos de diferentes partes do mundo. A vertente africana é a mais forte dos últimos anos. São muito apreciados os seus tecidos de estampas marcantes e de interessante contraste de cores, estátuas e máscaras. O Oriente também exerce fascínio. China e Japão há muito fornecem inspiração para a decoração ocidental, no entanto hoje Bali e Tailândia tornaram-se mais populares entre nós. Um dos motivos foi o boom de exportação brasileiro de móveis e objetos desses dois países, gerando excelente relação de custo e beneficio. São peças leves, descontraídas, sob medida para ambientes alegres e práticos.

Retrô / Vintage

Decorações assim pedem elementos do passado, principalmente dos anos 1940, 50 e 60. Muito em voga atualmente, caracterizam-se pela composição de móveis e objetos pontuais, de preferência de linhas puras e design assinado. O bacana aqui é integrar esses itens à realidade de hoje, fazendo com que se harmonizem com a parafernália eletrônica moderna e com a multifuncionalidade da casa do século 21. Tudo indica que é uma tendência que chegou para ficar.

Provençal

Este estilo sofisticado, datado do final do século 17, vem do interior da França. Sua base é clássica, inspirada na decoração carregada dos palácios e castelos, porém nesta versão, são as pátinas, a pintura branca e os decapês, imprimindo ar desgastado aos móveis, que aparecem com força total. Tudo aliado aos tecidos claros, em composição com cores pastel, como o verde, o bege, o lilás e o azul. Estampas florais, xadrezes, listrados e o Toile de Jouy, célebre por suas cenas campestres, arrematam o contexto. Optar pelo provençal garante frescor à casa, pois trata-se de uma decoração leve, bucólica e romântica.

Rústico

Madeira bruta e escura, em que veios, ranhuras, nós e rachaduras ficam aparentes, é o material que mais caracteriza o mobiliário deste estilo. Mas aqui também são bem-vindas as composições com fibras naturais, como vime, taboa e bambu. São peças de linhas retas e simples, que integram o homem à natureza. Apesar da rusticidade, estes móveis têm trânsito livre em decorações sofisticadas, proporcionando contrastes elegantes.


Este foram alguns estilos que achei interesante abordar, mas exsitem vários outros estilos, nas proximas smenas eatarei falando detalhadamente sobre os etilos que listei aqui, mas se quiser algo sobre outro estilo só é deixar nos comentários os pedidos e sugestões.


Beijos e até manhã

2 comentários:

AnselmaDuarte disse...

Duda! que show menina!! amei!. amo tudo que se refere a decoração,vivo decorando minha casa e das amigas. Duda estarei na sua MARAVILHOSA cidade em novembro ,vou analisar a cidade em termo de moradia,preço de aptºe etc... A minha preferência e Natal. Parabéns pelo blog. Me encantei. Bjos.

AnselmaDuarte disse...

Duda! que show menina!! amei!. amo tudo que se refere a decoração,vivo decorando minha casa e das amigas. Duda estarei na sua MARAVILHOSA cidade em novembro ,vou analisar a cidade em termo de moradia,preço de aptºe etc... A minha preferência e Natal. Parabéns pelo blog. Me encantei. Bjos.