quinta-feira, 19 de maio de 2011

Customize a sua luminária

Todo mundo tem em casa aquela luminária antiga, meio tristinha, sem colorido ou então colorida descolorida rsrsrs, pois saiba que aquela cúpula sem graça pode literalmente virar a graça do seu cantinho favorito ou ser o objeto principal da decoração da sua sala.
Como hoje estamos lidando com reaproveitamento de materias e objetos vou deixar uma ótima dica rápida mas de grande impacto.

Você vai precisar de:
- Cúpula branca ou aquela mesmo que você tem.
- tricoline estampadana medida necessária para cobrir em volta da cúpula
- Tira de tecido na cor que preferir para o viés, com 3 cm de largura e na extensão necessária para dar uma volta na cúpula.
- Passamanaria ou qualquer outro biquinho na cor desejada e na extensão para dar uma volta na cúlpula
- Cola quente
- Ferro de passar
- Tesoura

Custo: R$ 50 aproximadamente
Tempo estimado: 20 minutos

Passo à passo de uma fofinha que vi pela net.



1ª Com o ferro de passar, faça um vinco de 2 cm nas partes de cima e de baixo do tecido, deixando largura ideal para cobrir a cúpula.

2ªAplique a cola quente e comece a fixar o tecido estampado na cúpula

3ª Distribua a cola pontualmente pela cúpula. Não precisa exagerar: esticando bem o tricoline, é possível forrá-la por completo. Finalize passando cola em uma faixa do tecido já fixado e sobreponha a outra ponta.

4ª Segure firme o excedente de tecido e corte com cuidado. Reserve 2 cm extras para fazer um acabamento mais caprichado.

5ª Arremate colando o tecido na cúpula. Se o desenho das não se encontrar, deixe esse acabamento escondido dos olhares.

6ª Para o viés de tecido, use o ferro para vincar 0,50 cm de cada lado, criando uma tira com 2 cm de largura. Se preferir, faça o viés mais largo.

7ª Cole o tecido do viés na parte de baixo da cúpula, por cima do estampado. Inicie pelo mesmo ponto em que começou a fixar o revestimento principal.

8ª Arremate e cole a passamanaria na borda interna da cúpula. Você precisará passar cola quente em toda a circunferência.

9ª Quanto menos cola quente você empregar, mais bonito ficará o trabalho. Quando cobrir com toda a passamanaria, corte o excedente.

Outros exemplos fofinhos:




Neste link você encontra o passo a passo com fotos: http://casa.abril.com.br/decorar/facavocemesmo/customize-cupula-luminaria-tecido-591739.shtml#9

Alinhar ao centro

Nenhum comentário: